SCM Music Player https://www.scmplayer.net -->

Errol Garner

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Toots Thielemans - (29 de abril de 1922, Bruxelas, Bélgica - 22 de agosto de 2016, Bruxelas, Bélgica)



Adeus à Toots Thielemans!

O mais célebre executante da gaita no Jazz, o belga Toots Thielemans, faleceu hoje (22/08) na Bélgica, enquanto dormia, aos 94 anos de idade. Seu primeiro instrumento foi o acordeon, quando tinha apenas 3 anos de idade. Com o tempo aprendeu a tocar gaita e guitarra.




No Jazz, ele se destacou como o mais famoso executante da gaita, embora se apresentasse, algumas vezes, tocando guitarra. Tinha uma grande habilidade para solar de improviso e, também, de executar melodias assoviando.
Thielemans descobriu o Jazz durante a ocupação alemã em seu país (Bélgica). Muitos de seus familiares e amigos possuiam discos de Jazz que o deixavam fascinado. Depois de ouvir Django Reinhardt e Stephane Grappelli, começou a tocar Jazz em sua gaita, com uma desenvoltura técnica e emocional pouco comuns. Terminada a guerra, passou a tocar com os músicos do seu país, até que, no final da década de 40, Benny Goodman convidou-o a incorporar-se à sua Orquestra, depois de haverem tocado juntos na Europa. Dificuldades com o visto, não lhe permitiram entrar nos EUA até 1951. Em 1958 nacionalizou-se norte americano.


Uma de suas primeiras atuações nos EUA, foi com Charlie Parker e Miles Davis. Tocou guitarra durante algum tempo com o Quinteto de George Shearing. No ano de 1961 gravou sua mais famosa composição: "Bluessette", que viria a se tornar um standard do Jazz. Trabalhou com Chet Baker, Bill Evans e outros grandes músicos do jazz, patrocinados por Norman Granz. Fez parte de filmes famosos, como "Midnigth Cowboy", "The Getaway", "Sugarland Express", "Turks Fruit" e "Jean  de Florette".



Thielemans gravou e tocou em concertos com muitos músicos famosos tais como: Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Natalie Cole, Diana Krall, Johnny Mathis, Pat Metheny, Leny Andrade, Elis Regina, Herbie Hancock, Jaco Pastorius, Joe Lovano, Oscar Peterson e muitos outros. Nos últimos anos de sua carreira tocou regularmente com o pianista Kenny Werner. A partir de 2014 começou a cancelar concertos em função de alguns problemas de saúde.

Como líder Toots gravou 26 álbuns aos quais se agregam mais de meia centena de outros dos quais tomou parte, como integrante de diversos conjuntos.



Em 2011 o Rei Alberto II da Bélgica, lhe outorgou o título de Barão. Nesse mesmo ano foi nomeado Professor Honoris Causa de duas Universidades belgas. Em 2008 recebeu o Prêmio NEA JAZZ MASTER 2009. No ano seguinte, obteve o Prêmio Amsterdan Concertgebouw Jazz Award, na Holanda. 

No vídeo abaixo sua mais famosa composição> Bluessette. Boa audição.

R.I.P. Toots Thielemans!!!!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário