Adeus à Toots Thielemans!
O mais célebre executante da gaita no Jazz, o belga Toots Thielemans, faleceu hoje (22/08) na Bélgica, enquanto dormia, aos 94 anos de idade. Seu primeiro instrumento foi o acordeon, quando tinha apenas 3 anos de idade. Com o tempo aprendeu a tocar gaita e guitarra.
No Jazz, ele se destacou como o mais famoso executante da gaita, embora se apresentasse, algumas vezes, tocando guitarra. Tinha uma grande habilidade para solar de improviso e, também, de executar melodias assoviando.
Thielemans descobriu o Jazz durante a ocupação alemã em seu país (Bélgica). Muitos de seus familiares e amigos possuiam discos de Jazz que o deixavam fascinado. Depois de ouvir Django Reinhardt e Stephane Grappelli, começou a tocar Jazz em sua gaita, com uma desenvoltura técnica e emocional pouco comuns. Terminada a guerra, passou a tocar com os músicos do seu país, até que, no final da década de 40, Benny Goodman convidou-o a incorporar-se à sua Orquestra, depois de haverem tocado juntos na Europa. Dificuldades com o visto, não lhe permitiram entrar nos EUA até 1951. Em 1958 nacionalizou-se norte americano.
Uma de suas primeiras atuações nos EUA, foi com Charlie Parker e Miles Davis. Tocou guitarra durante algum tempo com o Quinteto de George Shearing. No ano de 1961 gravou sua mais famosa composição: "Bluessette", que viria a se tornar um standard do Jazz. Trabalhou com Chet Baker, Bill Evans e outros grandes músicos do jazz, patrocinados por Norman Granz. Fez parte de filmes famosos, como "Midnigth Cowboy", "The Getaway", "Sugarland Express", "Turks Fruit" e "Jean de Florette".
Como líder Toots gravou 26 álbuns aos quais se agregam mais de meia centena de outros dos quais tomou parte, como integrante de diversos conjuntos.
Em 2011 o Rei Alberto II da Bélgica, lhe outorgou o título de Barão. Nesse mesmo ano foi nomeado Professor Honoris Causa de duas Universidades belgas. Em 2008 recebeu o Prêmio NEA JAZZ MASTER 2009. No ano seguinte, obteve o Prêmio Amsterdan Concertgebouw Jazz Award, na Holanda.
No vídeo abaixo sua mais famosa composição> Bluessette. Boa audição.
R.I.P. Toots Thielemans!!!!!!